?

Log in

No account? Create an account

portugal_lj

O Famoso Dígito Do B.I.

Mar. 13th, 2006 | 06:16 pm
posted by: neo_romantic in portugal_lj

O número em causa, designado por dígito de controlo, visa detectar se não existem erros na identificação de cada cidadão. Tomemos como exemplo o seguinte número de B.I.:

Link | Leave a comment {3} |

portugal_lj

Legislação relativa a Retenção de Bilhete de Identidade

Dec. 12th, 2005 | 04:10 pm
posted by: neo_romantic in portugal_lj


Aviso importante relativo a Retenção de Bilhete de Identidade.

Tem sido prática habitual das empresas reter abusivamente o B.I. de qualquer pessoa que as visite (Ex.: a pessoa para entrar na empresa e prestar um serviço, é obrigada a deixar o documento na recepção). Este comportamento, além de ilegal, pode criar uma situação em que os dados do BI são copiados, sendo mais tarde utilizados para a criação de um B.I. falso. Devido a este facto, o estado lançou a seguinte circular de aviso:

Legislação relativa a Retenção de Bilhete de Identidade. Circular 1/IGAP/2003Collapse )

Avisem os vossos amigos, imprimam e andem com uma cópia na carteira.

Link | Leave a comment {2} |

portugal_lj

Forwards = emails -> Bcc!!!

May. 31st, 2005 | 03:10 pm
mood: nerdy
posted by: neo_romantic in portugal_lj

Image Hosted by ImageShack.us

Quando vocês reenviarem mensagens, retirem os nomes e endereços de e-mail das pessoas por onde esses e-mails já passaram. Há programas a rodar na Internet para "apanhar" tudo o que estiver antes e depois de um "@". Isso é vendido a Spammers, que muitas vezes espalham vírus.

Quando mandarem uma mensagem para mais do que uma pessoa, não enviem com o "Para" nem com o "Cc", enviem com o "Cco" (carbon copy ocult) ou "Bcc" (blind carbon copy),que não vai aparecer o endereço electrónico de nenhum destinatário...

Se todos fizermos isto, livraremos a Internet de 80% dos vírus e lixo electrónico que causa lentidão na rede...

Link | Leave a comment {1} |

portugal_lj

Uma informação da Comissão para a Equidade Fiscal

Apr. 16th, 2005 | 12:17 am
posted by: neo_romantic in portugal_lj


Porquê pedir sempre um recibo?
- Porque não devemos continuar a dar dinheiro a quem não paga os impostos que deveria pagar!

Quando não pede um recibo - que por lei lhe devia ser sempre entregue, ou quando responde que não precisa de recibo quando lhe fazem aquela habitual pergunta viperina "Quer recibo?" - está, de facto, a dar "de borla" ao infractor os 19% de IVA mais a parcela dos 20 a 40% de IRC que deveria pagar mas não o fará porque, obviamente, se esquivou aos documentos respectivos.

Em números médios quem não passa recibo tem uma vantagem injusta - na fuga aos impostos - de 25 a 30% do total que você lhe pagou além de, neste preço, já estar incluída a respectiva margem de lucro.

E nós, que não podemos fugir aos impostos, pagamos os nossos e, como ao Estado esse dinheiro já não chega, vamos também sofrer a sós o agravamento dos mesmos porque, as pessoas que diariamente nos vendem refeições, livros, perfumes, fatos, sapatos, portas, janelas..., nunca passam recibos!

Ou seja, pagamos os nossos impostos e temos de pagar também o que outros - vivendo das nossas compras - não pagam, por se esquivarem aos devidos recibos.

Vamos, a partir de hoje exigir sempre recibos. De tudo. Veremos se o deficit se reduz ou não...

Passa este mail. Sensibiliza a tua família. Defende o teu futuro.

Artigo recebido via Internet, s/autoria
----------------------------------------
COLABOREM! PEÇAM SEMPRE RECIBO!

Link | Leave a comment |

portugal_lj

Sobre ambiente...

Mar. 14th, 2005 | 03:42 am
mood: calmcalm
posted by: neo_romantic in portugal_lj

Onde colocam o vosso óleo de cozinha depois de usado para fritar?

Se foram como a maior parte das pessoas, despejam no lava loiças, correcto?
Acontece que isso é um enorme erro. Estranhamente, são muito poucas as pessoas que estão informadas sobre o melhor destino a dar a este tipo de óleos.

A melhor decisão é colocar os óleos utilizados numa garrafa de plástico, fecha-las e coloca-las no lixo normal (ou seja, o doméstico/orgânico).

As principais empresas de tratamento do lixo urbano, envia o lixo orgânico que colocamos nos sacos para um local onde é triado. Deste modo as garrafas contendo o óleo são abertas e vazadas para recipientes apropiados, sendo mais tarde utilizado para diversos fins. Desta forma evita-se que se juntem aos esgotos e na melhor das hipóteses siga para uma ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais), onde é necessário dispender milhares de Euros para o seu tratamento.

UM LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA (o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos)

De nada adianta criticar os responsáveis pela poluição das baías e rios se não fizermos a nossa parte.

Link | Leave a comment |